Bolsonaro convoca apoiadores para o golpe em preparação

Bolsonaro convoca apoiadores para o golpe em preparação

“Se preciso for, e cada vez mais parece que será preciso, nós tomaremos as decisões que terão de ser tomadas. Porque cada vez mais eu tenho um exército que se aproxima dos 200 milhões de pessoas. Não podemos esperar chegar em 2023, 2024 e perguntarmos o que não fizemos para que chegássemos a essa situação difícil. Nós somos a maioria”.

Com este discurso de tom golpista, proferido semana passada durante um ato em Santa Catarina, Bolsonaro mais uma vez insinuou que não aceitará o resultado das eleições presidenciais de outubro deste ano, caso seja derrotado pelo candidato Lula (PT).

O discurso realmente foi mais uma manifestação da escalada golpista em preparação por Bolsonaro. No entanto, e ao contrário do que supõe a maioria da esquerda (reformista) brasileira, o Movimento Marxista 5 de Maio (MM5) considera que, para tentar um golpe, Bolsonaro já não tem a eleição presidencial como parâmetro. Em outras palavras, Bolsonaro tentará um golpe em qualquer hipótese, independente de ele vencer (ou não) as eleições de outubro. Isto porque a radicalização de posições é condição para que Bolsonaro mantenha em torno dele o coesionamento de sua base social fascista, que inclui amplos setores das classes médias brasileiras, segmentos das forças armadas e extratos do proletariado hoje dominados ideologicamente pelas ultrarreacionárias igrejas evangélicas.

Também ao contrário do que supõe a esquerda reformista, a escalada golpista de Bolsonaro não será contida com palavras de ordem democráticas e burguesas, mas tão somente com uma estratégia genuinamente proletária, baseada na independência de classe e na perspectiva de destruição da dominação burguesa.

Venceremos!

Assista ao Programa Conexão MM5 nº 85, disponível em nosso Canal de YouTube, que discutiu a escalada golpista de Bolsonaro. Clique no link abaixo:

Share